O Retorno do 21

 

Comecei a frequentar o autódromo de Interlagos com minhas próprias pernas no inicio da temporada de 1990, época em que existiam as Fórmulas 1.600 e Super 1.600, Turismo A e N, Aldee, Força Livre, Super Stock e Speed 1.600cc, com seus mais de 60 carros no grid, sendo um mais bonito que o outro.

Na época muitos foram os pilotos que andavam entre os dez primeiros, José Adauto, Nilson Vicentini Jr, José Freitas, Stanley Wessler, Alexandre Marzola, Paulo Zamana, Paulo de Tarso, Mauricio Seraphim, entre outros.

 

Na temporada de 91, continuei “perambulando” pelo box, quando deparei-me com um novo Fusca, esse de número 21. Na ocasião como já descrevi, com mais de 60 carros o porquê de notar tal carro, a resposta era simples, duas loirinhas gêmeas, Liliane e Luciane rodeavam o carro do pai, o piloto Roberto Klai. Sempre sorridentes, as duas meninas chamavam atenção no box, claro atraindo consequentemente olhares ao carro do pai, iniciante no campeonato naquele ano.

Além de participar do campeonato de Speed 1.600, Roberto Klai, na ocasião com 46 anos de idade, ainda disputava etapas da Força Livre, o que lhe garantia alguns troféus pela divisão Turismo A, reservado a carros motorizados em até 1.600cc.

Acompanhei a participação desse carro, porém nos dois anos seguintes, meio que de “longe”, pois a essa altura eu já me enturmara com os membros da “Pedrão Racing”, do Piloto Pedro Marques de Souza, que competia com um Opala na Super Stock e passei a ajudar na equipe.

Ao final de 1994 ausentei-me da pista para dedicar-me o outro hobby permanecendo pelos próximos seis anos afastados acompanhando as coisas com certa distância.

Em 2000, retornei as minhas atividades no automobilismo e curiosamente para associação dos pilotos e preparadores da Speed 1.600 cc, no entanto o numero de participantes diminuiu drasticamente e o 21 que se aposentou ao final de 1998 já não fazia parte da “turma” que eu havia assistir correr na década passada.

Enquanto eu passava os anos assistindo corridas e fotografando, Roberto Klai Jr., dedicava-se a seguir os passos do seu pai no automobilismo, ele que junto as suas duas irmãs estavam sempre presentes nas corridas de seu pai, porém ainda faltava-lhe o principal para sua estréia no campeonato, o carro. Mas não era qualquer "um", Jr. queria estrear na pista com o velho amigo, o 21.

Em 2010, após uma grande procura, o 21 foi encontrado, porém em negociações falhas, o carro não foi adquirido por Jr. que acabou por abortar a missão.

Três anos mais tarde, localizado pelo amigo da família, Rogério Masaia na cidade litorânea de Praia Grande, no estado de São Paulo o Speed 21 enfim retonou a família Klai, agora para ser conduzido pelo Klai Jr. e claro, acompanhado de perto pelas gêmeas, que uma delas por conta das visitas a Interlagos acabou casando-se com Marcelo Dias, também piloto de “besouro”.

Parado há muito tempo e um pouco judiado, maresia e uma pequena batida, era chegado a hora do 21 receber cuidados para voltar ao seu antigo “campo de batalhas”.

Mantendo o lay-out original da época de Klai pai, foi trocado apenas a tonalidade das cores.

O motor ganhou um “up”, com fôlego novo agora pelas mãos do experiente José Sebastião de Lima, o “Fininho”, que além de preparador foi piloto de Speed na mesma ocasião em que o 21 foi para pista pela primeira vez.

Com a modernidade digital, estava eu a frente do meu computador, quando em minha página de uma rede social, surge-me um convite de amizade, vasculhei um pouco as fotos da pessoa que me solicitava tal amizade quando me deparei com as fotos do Speed 21, aceitei claro

Dias após, retornando ao autódromo de Interlagos, encontro encostado no box o “velho de casa” Speed 21, com o sorriso agora mais maduro da Luciane ao lado do carro que seu pai fez história na categoria e que começará novamente a repetir-se porém nesse capitulo com seu irmão e bem provavelmente ela continuará a sorrir também quando chegar a vez de seu sobrinho que ao que tudo indica, será bem breve.


01/2015.

 

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!